O TikTok foi lançado no Brasil em 2016 e desde então tem sido uma das plataformas mais poderosas para criadores de conteúdo e marcas.
Com mais de 98,6 milhões de usuários ativos diariamente, esse novo aplicativo de vídeo oferece uma oportunidade única de alcançar um público maior e diversificado. Inclusive, o Brasil é o terceiro país com mais usuários ativos no TikTok, atrás apenas da Indonésia e Estados Unidos.
Neste artigo, vamos dar dicas de como otimizar seu conteúdo para aumentar a visibilidade e engajamento no TikTok, desde a escolha de palavras-chave relevantes até as melhores práticas de utilização das ferramentas da plataforma.
Se você é um criador de conteúdo buscando crescer na plataforma ou uma marca querendo melhorar sua presença digital, essas dicas de SEO para TikTok serão essenciais para o seu sucesso!
O TikTok é um mecanismo de pesquisa?
O TikTok não é tradicionalmente considerado um mecanismo de pesquisa como o Google, mas sim como uma plataforma de mídia social focada em vídeos curtos.
Entretanto, como os usuários frequentemente utilizam a barra de pesquisa do TikTok para encontrar conteúdo específico, isso faz com que a plataforma funcione de maneira semelhante a um mecanismo de pesquisa. Por exemplo, quando os usuários digitam palavras-chave na busca do TikTok, o algoritmo da plataforma ranqueia os vídeos relevantes com base nesses termos e ajuda os usuários a descobrir e consumir conteúdo de seu interesse.
Como o algoritmo do TikTok funciona?
O algoritmo do TikTok é um sistema de recomendação personalizado que permite que o usuário descubra uma série de conteúdos com base no seu comportamento.
O algoritmo entende as curtidas, os compartilhamentos, comentários, pessoas seguidas e pesquisas de cada usuário como "sinais" do que ele considera conteúdo útil e relevante e passa a entregar mais conteúdos personalizados de temas similares.
Mas existe exceções. Segundo a documentação do TikTok, "(...) conteúdo como dietas, condicionamento físico extremo, conteúdo sexualmente sugestivo, tristeza (como declarações de desesperança ou compartilhamento de citações tristes) e informações de saúde mental excessivamente generalizadas (como um questionário que alega diagnosticar alguém)" são interrompidos caso seja identificado padrões de conteúdo repetitivos para preservar o usuário.
Feed "For You" ("Para você")
O Feed "For You" ("Para você") do TikTok é a página principal do aplicativo, onde os usuários encontram uma seleção personalizada de vídeos sugeridos pelo algoritmo da plataforma. Esse feed é o primeiro que aparece quando você abre o TikTok, e é onde a maioria dos usuários passa a maior parte do tempo, deslizando para ver novos vídeos.
São conteúdos que não são qualificados para o feed "For You":
Conteúdo criado por menores de 16 anos
Discurso e comportamento de ódio
Estereótipos ou declarações que rebaixam minorias
Transtornos alimentares e imagem corporal:
Dietas restritivas e jejuns prolongados
Uso de medicamentos ou suplementos para perda de peso/ganho muscular
Exercícios para perda rápida de peso
Promoção de produtos para perda de peso/ganho muscular
Promoção de cirurgias estéticas sem avisos de risco
Atividades e desafios perigosos
Nudez, exposição do corpo e conteúdo sexualmente sugestivo
Conteúdo explícito e impactante como sangue, violência extrema, eventos perturbadores que causam repugnância ou ansiedade
Desinformação
Declarações não verificadas sobre eleições
Conteúdo que manipula métricas de engajamento
Conteúdo não original reproduzido sem edições criativas ou de baixa qualidade
Jogos de azar
Álcool, tabaco e drogas
Falta de divulgações comerciais e publicidade paga
Conteúdo do TikTok LIVE que direciona para fora da plataforma ou não é qualificado para o Feed "Para Você"
Como fazer SEO para TikTok?
SEO para TikTok é o processo de otimizar seus vídeos para que eles apareçam mais facilmente nas pesquisas e recomendação da plataforma. Assim, seus vídeos se tornam mais visíveis e atrativos para o algoritmo do TikTok, aumentando as chances de ganhar mais visualizações, curtidas, comentários, salvamentos, compartilhamentos e seguidores.
Para fazer SEO (Search Engine Optimization) nessa plataforma de vídeos, é preciso escolher títulos e descrições relevantes, usar hashtags apropriadas, incluir legendas e criar conteúdo que engaje o público. Além disso, o algoritmo do TikTok também considera:
Horário da postagem
Região em que o vídeo foi postado
Idioma do autor do vídeo
Som do vídeo
Duração do vídeo
Hashtags associadas
Imagine o TikTok como um enorme catálogo de vídeos sobre todos os temas possíveis. Quanto melhor você otimizar seus vídeos, maior a probabilidade de alcançar um público maior e aumentar seu engajamento na plataforma.
Pesquisa de palavras-chave para o TikTok
Para obter sucesso no TikTok, não basta criar vídeos interessantes – é preciso que eles sejam encontrados pelo seu público-alvo.
A pesquisa de palavras-chave é uma estratégia fundamental para garantir que seus vídeos apareçam nos resultados de busca e no feed "Para Você" da plataforma. Veja abaixo como fazer a sua pesquisa de palavras-chave para o TikTok:
Autocomplete do TikTok
O recurso de autocomplete do TikTok é um ótimo recurso para identificar palavras-chave populares. Quando você começa a digitar uma palavra ou frase na barra de pesquisa do TikTok, o aplicativo sugere automaticamente termos relacionados que estão sendo pesquisados frequentemente por outros usuários.
Como usar:
Abra o TikTok e vá para a barra de pesquisa;
Comece a digitar uma palavra-chave relevante ao seu nicho;
Anote as sugestões de autocomplete que aparecem;
Utilize essas sugestões como hashtags ou inclua essas palavras em seus títulos e descrições de vídeo.
Dica: experimente diferentes variações da mesma palavras-chave para descobrir um maior volume de termos populares que podem aumentar a visibilidade do seu conteúdo.
Creator Search Insights
O Creator Search Insights é uma nova ferramenta do TikTok projetada para ajudar criadores a encontrar novas ideias de conteúdo com base nas buscas dos usuários.
Como usar:
Acesse o Creator Search Insights dentro do aplicativo TikTok pelo celular;
Pesquise tópicos de pesquisa relacionadas ao seu conteúdo;
Explore as tendências e interesses dos usuários, em "sugeridos" e "populares";
Incorpore as palavras-chave encontradas em seus vídeos para aumentar as chances de aparecer no feed "Para Você".
Dica: preste atenção às palavras-chave em alta nas listas por categoria, caso seja produtor de conteúdo dos nichos de moda, comida, esportes, turismo, jogos ou ciência.
Carrossel de vídeos na Pesquisa Google
As SERPs (páginas de resultados dos motores de busca) evoluíram muito além de uma simples lista de links. Hoje, elas apresentam um layout diversificado que inclui uma variedade de recursos adicionais, como vídeos, imagens e outros tipos de conteúdo, para melhorar a experiência do usuário e atender melhor às suas necessidades de pesquisa.
Como usar:
Realize uma pesquisa no Google usando palavras-chave relacionadas ao conteúdo que deseja ranquear;
Identifique se para essa consulta um carrossel de vídeos aparece nos resultados;
Analise os vídeos exibidos no carrossel para identificar quais palavras-chave e temas estão sendo destacados;
Use essas palavras-chave ao criar e otimizar seus vídeos no TikTok.
Explorar do Google Trends
Na seção "Explorar" no Google Trends, você pode identificar quais termos estão ganhando popularidade naquele momento dentro do seu nicho.
Após identificar as tendências, você pode usar as palavras-chave descobertas para criar vídeos que estejam alinhados com as buscas populares, o que aumenta suas chances de ser encontrado e ganhar mais visualizações.
Como usar:
Acesse a página de "Explorar" no Google Trends;
Digite o assunto principal do seu nicho e filtre por categoria;
Anote as palavras-chave principais e em ascensão que fazem sentido e use na sua produção de conteúdo.
Além dessas 4 dicas, analisar o que seus concorrentes estão fazendo pode ajudar a destravar várias ideias sobre quais palavras-chave e hashtags são eficazes em seu nicho. Observe também s comentários nos seus próprios vídeos e nos vídeos de criadores semelhantes para descobrir novas palavras-chave e tópicos populares entre os usuários.
No cenário atual do Marketing Digital, dominar o SEO para TikTok pode diferenciar seu conteúdo e impulsionar seu crescimento na plataforma. Se mantenha atualizado com as tendências, adapte suas estratégias e continue experimentando para descobrir o que funciona melhor para o seu público. Com uma abordagem bem planejada, você estará no caminho certo para alcançar um impacto significativo e criar uma presença forte no TikTok!